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O SAC

O Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, modelo de atendimento através de unidades integradas, foi criado na Bahia em 1995 pela equipe técnica da Secretaria da Administração do Estado - SAEB. No decorrer destas duas décadas, esta tecnologia foi adotada por 24 estados e Distrito Federal, sendo escolhida pelo governo brasileiro como referência para o PAI - Projeto de Atendimento Integrado, visando à sua disseminação em todo o país.

Desde a sua implantação, o SAC vem conquistando importantes prêmios de qualidade concedidos por diversas instituições nacionais. No âmbito internacional, o SAC foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas - ONU como uma das melhores práticas na área de prestação de serviços públicos. Dessa forma, passou a integrar a pauta dos produtos de exportação do Brasil, elevando o país à condição de pólo difusor da transferência de know-how no atendimento ao público.

Por meio de cooperação técnica, foram implementadas unidades em Portugal - Lojas do Cidadão; na cidade de Bogotá (Colômbia) - SUPERCADE; e na República Dominicana - Punto Gob, além de estudo de viabilidade para implantação em Angola.

A partir da consolidação do Modelo de Atendimento SAC como referência na prestação de serviços públicos, a SAEB tornou-se responsável pela expansão da qualidade no atendimento para outras frentes de atuação, através da parceria com órgãos e entidades que mantêm contato direto com o cidadão.

 

UNIDADES DE ATENDIMENTO

Atualmente, a Rede SAC conta com 66 unidades de atendimentos, sendo 12 Postos fixos na capital, 3 na Região Metropolitana e 21 no interior do Estado, além das 27 unidades do modelo Ponto Cidadão e 3 unidades do SAC Móvel.

 

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As unidades em operação disponibilizam à população mais de 800 serviços, prestados por 32 órgãos parceiros, com uma média mensal em torno de 620 mil atendimentos.

  • Postos Fixos

Estas unidades possuem como principal característica uma estrutura física de maior porte e serviços diversificados, incluindo órgãos das esferas Federal, Estadual e Municipal, além da iniciativa privada.

  • Pontos Cidadão

Diante da necessidade de expandir o atendimento SAC para mais 400 municípios do Estado, foi criado o Ponto Cidadão, por meio de um modelo de parceria entre o Governo do Estado e Prefeituras Municipais.

Essas unidades oferecem serviços de emissão de documentos essenciais ao exercício da cidadania - Antecedentes Criminais, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física - CPF e do Ceprev. Algumas unidades disponibilizam os serviços do SineBahia que incluem Seguro Desemprego, Qualificação e Intermediação para o Trabalho.

O principal benefício do Ponto Cidadão é o atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos no interior do Estado, viabilizando a participação dos cidadãos em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades de geração de renda.

  • SAC Móvel

O SAC Móvel foi criado com o objetivo de estender aos centros populacionais mais distantes do interior da Bahia a mesma qualidade de atendimento oferecida pelas unidades fixas, atuando também em feiras, eventos regionais e comunidades indígenas.

Cada carreta possui uma rota específica, de forma a atender ao maior número possível de municípios, permanecendo de 2 a 3 dias na localidade visitada e, anualmente, a frota completa percorre aproximadamente 255 municípios, realizando uma média mensal de 9.700 atendimentos.

O SAC Móvel oferece os serviços de emissão de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física, Antecedentes Criminais; orientações sobre benefícios e recadastramento de aposentados e pensionistas do Estado; e atendimento da Ouvidoria Geral do Estado para registro de críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões relativas aos serviços públicos.

 

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

A Superintendência de Atendimento ao Cidadão - SAC implementou diversas soluções tecnológicas visando proporcionar um salto qualitativo na gestão e operacionalização das suas unidades, bem como oferecer maior segurança, agilidade e transparência no atendimento ao cidadão.

  • Hora Marcada e Canais de Acesso

O agendamento proporciona maior comodidade ao cidadão, estando disponível em 5 Postos da capital, 1 na região metropolitana de Salvador e 5 no interior do Estado.

 

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Para utilizar o serviço de atendimento nas unidades com hora marcada, o SAC disponibiliza ao cidadão diversos canais de acesso, como o portal (www.sac.ba.gov.br), o serviço de call center e os  terminais de atendimento instalados nos Postos.

No ato do agendamento é enviada a confirmação e no dia anterior ao atendimento, é encaminhado lembrete por e-mail e SMS. As desmarcações podem ser realizadas pelos próprios cidadãos de forma interativa, através de resposta ao SMS, informando o protocolo de agendamento.

  • Portal SAC

O Portal SAC representa a modernização e a diversificação dos canais de atendimento com a disponibilização de serviços via web, permitindo otimizar o atendimento presencial nos Postos e, entre outras facilidades,  informar os pré-requisitos para cada serviço. Podem também ser conferidas as rotas do SAC Móvel, notícias e avisos de interesse do cidadão.

  • SAC Fácil

O autoatendimento, denominado SAC Fácil, disponibiliza estações de trabalho nos Postos para o cidadão iniciar ou complementar o atendimento presencial e efetivar transações. Além disso, informa sobre serviços prestados, requisitos para sua execução e consultas.

  • SAC Mobile

O SAC Mobile é um importante canal de comunicação entre governo e população baiana, por meio de smartphones ou tablets. Independente do local ou horário, o cidadão que utiliza os serviços do SAC pode agendar atendimento, obter informações sobre a Rede SAC e documentação necessária à realização dos serviços, através de uma navegação fácil e interativa. O SAC Mobile permite, ainda, que o cidadão verifique a unidade mais próxima do local onde se encontra, acompanhe a sua fila de atendimento e realize check-in para os serviços que não necessitam de triagem.

 

CALL CENTER

O Call Center realiza o agendamento nos Postos e registra manifestações dos cidadãos sobre os serviços prestados nas unidades da Rede SAC, atendendo nos telefones 0800 071 5353 ou 4020 5353 (custo de uma ligação local para chamadas originadas de celular).

 

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Dúvidas, sugestões ou reclamações utilize Ouvidoria SAC

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